terça-feira, 23 de julho de 2019

Flute: A aposta da Microsoft para vencer a PlayStation 5 chegou à Internet

AMD Flute? – Acabaram de chegar à Internet vários detalhes acerca daquele que é muito provavelmente o SoC da AMD que vai fazer frente ao 'Gonzalo' da Sony PlayStation 5. 


Especificações do CPU

De acordo com os dados na entrada do UserBenchmark, o SoC com o nome de código 'Flute' irá contar com 8 núcleos Zen 2, com SMT (16 Threads). Além disto, temos uma frequência base muito modesta de 1.6GHz, e um 'Boost' de 3.2GHz.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Portanto, é fácil chegar à conclusão que temos aqui uma peça 'Low-Power', tal e qual como os SoCs Jaguar do passado. Um design que foi utilizado nas atuais PS4 e Xbox One.

Assim, no mínimo, se este SoC chegar ao mercado com estas especificações… Estamos a olhar para um duplicar da performance dos antigos núcleos Jaguar.

Especificações do GPU
Infelizmente, tanto no SoC 'Gonzalo', como neste 'Flute', o GPU é ainda um mistério. Dito isto, na base de dados podemos ver o chip representado por "NAVI 10LITE", que curiosamente é uma referência já apanhada nas drivers da AMD para Linux.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Afinal de contas, o GPU Navi existe nestas variações:

Navi 10
Navi 10 Lite
Navi 12
Navi 12 Lite
Navi 21
Navi 21 Lite
As versões 'Lite', são no fundo variações do mesmo GPU com CUs desativadas ou reduzidas. É no fundo uma maneira de aproveitar chips que saem das linhas de produção com defeito. Além disso, com menos CUs, o consumo de energia é também significativamente mais baixo.

Em paralelo, o resultado UserBenchmark mostra o uso de 16GB de memória, mas sem qualquer indicação do tipo da memória usada. Contudo, é provável que sejam 16GB de memória GDDR6, partilhada entre o CPU e GPU.

Especificações adicionais

Clique para ver a imagem em tamanho original


A consola da Microsoft, além do SoC que mencionámos em cima, deverá chegar ao mercado com um SSD de 1TB NVME. Que deverá conseguir alcançar a velocidade de 1GB/s, e por isso, irá também servir como memória virtual para maior performance e tempos de loading mais reduzidos.

Aliás, a nova consola da Microsoft deverá atingir os 8K e 120FPS, segundo a própria empresa. Algo que eu duvido muitoooo… Afinal de contas, os 4K60FPS são ainda um desafio até para o mundo dos PCs, quanto mais consolas.

Apenas o tempo nos irá dizer, como é que este SoC se irá safar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário